Arrojo Engenharia

Laudo de resistência do concreto.

  1. Objetivo:  A Esclerometria é um ensaio não destrutivo que tem como objetivo aferir a dureza superficial do concreto, fornecendo os dados necessários para a avaliação da qualidade do concreto endurecido.

    Metodologia: A metodologia prevista para realização dos ensaios é descrita pela NBR 7584/2012 e requer que sejam aplicados determinados números de impactos com o martelo (entre 9 e 16), uniformemente distribuídos através de uma malha de pontos desenhada na estrutura, com auxílio de um gabarito. Cada golpe equivale a um determinado índice – Q (índice esclerométrico). Para o conjunto de golpes é calculada a média dos índices obtidos. Para melhor homogeneidade dos resultados, usualmente exclui-se os valores fora da margem limite de 10% em relação à média aritmética das medidas e eventualmente os valores que aumentem em demasia o desvio padrão dos dados.

    A estimativa de resistência à compressão do concreto (em MPa) é realizada por meio de correlação entre os índices – Q, dos impactos do martelo, e uma curva de calibração adequada. 

     

    Prazo médio de entrega: 5 a 10 dias úteis